quarta-feira, 25 de março de 2015

nutrição vs obesidade infantil

Juro que há coisas que não entendo...

Ontem fui a uma palestra sobre nutrição e alimentação saudável.

Um dos temas bastante debatidos foi a obesidade infantil e o consequente bullying  em torno dessas crianças.

Algumas das opiniões dos pais que lá estavam passavam por "as crianças comem aquilo que a familia lhes dá",  "só comem determinadas coisas porque as têm ao seu alcance" , "a familia come logo a criança também vai comer"... concordo plenamente, embora haja circunstâncias em que os pais não conseguem controlar, principalmente quando a criança passa muito tempo com outros familiares ou amigos, e até mesmo na escola... mas efectivamente é da responsabilidade da familia a boa ou má alimentação da criança, e o estilo de vida que a mesma leva.

Uma má alimentação e falta de exercício físico leva consequentemente a um estado de obesidade.

E não me venham cá dizer que é culpa da genética pois estudos apontam para que apenas 30% seja da responsabilidade da genética, e os outros 70% esses sim são da responsabilidade do estilo de vida que levamos (e contra mim falo pois não sou exemplo de elegância nem de estilo de vida saudável para ninguém, embora tente ultimamente melhorá-lo).

Isto sim é alarmante... a taxa de obesidade infantil tem vindo a aumentar a pico nos ultimos anos...e de quem é a responsabilidade?? Pois é...haverá sempre desculpas para tudo mas o que é facto é que a permissão de hoje é a falta de saúde amanhã...



Nenhum comentário:

Postar um comentário